segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Amigo não tem preço

Amigo não se compra na farmácia. Quando doi a dor da solidão… quando procuramos um ombro para chorar ou um par de ouvidos para escutar nossas alegrias e vitórias, precisamos de alguém que todo o dinheiro do mundo não pode comprar. Conheço pessoas muito ricas que dariam grande parte de sua fortuna para ter um amigo. Mas amigo não se compra, não se vende… amizade se constroi suportando juntos as dificuldades, chorando a lágrima do outro, guardando o segredo que ele nos revelou, elevando juntos o troféu da vitória, porque meu amigo venceu e, por isso, sou mais feliz.
Você poderia dizer: - Muito bonito, muito poético, mas onde encontrar um amigo assim?

Vivemos no mundo da desconfiança e das amizades interesseiras. Parece que tudo tem seu preço. Menos o amigo. Amizade verdadeira é de graça. Parece que a fartura até atrapalha um relacionamento profundo e sincero. Desconfie das amizades que dependem da festa… do carro… da bagunça… da piada… da bebida… da euforia… Os amigos quase sempre se encontram no sal que a vida às vezes nos apresenta. É preciso comer muito sal juntos para ser amigo de verdade.

Você novamente poderia dizer:- Então, acho que não tenho um verdadeiro amigo! Não diga isso. Você tem um grande amigo. Ele sofreu muito por você. Imagino que de vez em quando ele deixa escapar algumas lágrimas quando percebe que você caiu. Ele pensa o tempo todo em você. Uma vez disse que costuma escrever o seu nome em sua mão, pra lembrar sempre que você existe. É um amigo real, que quer lhe dar ternura, mansidão e carinho.

Existe mais gente por aí que precisa deste grande amigo. Na verdade, de uma ou de outra maneira, todos o estão procurando. Nesta busca tome cuidado com os comerciantes da amizade sagrada. Querem vender Deus. Montam suas barraquinhas nas praças e no Shopping Center. Dizem que Deus é uma energia difusa por aí. Cuidado! Eles podem dizer que você é Deus… que tem poderes infinitos em sua mente. Não entre nesta canoa furada desta febre misticoide. Amigo não se compra.

Amigo é de graça. Deus é amigo… é amor… é graça… só!

Nenhum comentário: