sexta-feira, 28 de setembro de 2007

O que pensar das Imagens?

Uma amiga me perguntou de supetão: - “Podemos mesmo ter imagens em nossa igrejas?” Perguntei o por quê da pergunta. Ela disse que uma evangélica teria argumentado que os católicos estão errados pois a Bíblia diz claramente no livro do Deuteronônio, capítulo 4, versículo 16-18 que não dedemos “fabricar uma imagem que represente o que quer que for”. No Êxodo 20,4-5 diz ainda de modo mais forte “não farás para ti escultura nenhuma”. Comecei a questionar. Mas como se no mesmo livro do Exodo 25,18 o próprio Deus manda fabricar dois querubins de ouro para colocar ao lado da Arca da Aliança onde dentro estavam as Tábuas da lei? E no livro de Números 21,9 Moisés obedece a ordem de Deus de fabricar uma serpente de bronze e colocá-la em uma aste para que o povo ao contemplá-la fosse curado. Será que nosso Deus é contraditório. Podemos ou não podemos fabricar imagens? Claro que sim. O que não podemos é confundir a imagem com Deus, ou seja praticar a idolatria.
Hoje vivemos na civilização da imagem. Os próprios evangélicos fabricam milhões de imagens na TV e na Internet. Qualquer site evangélico é repleto de fotografias. Um radical fundamentalista jamais teria uma máquina fotográfica digital. Isto é ridículo.
A imagem no cristianismo surgiu nos tempos em que a maioria dos cristãos eram analfabetos e a imagem ajudava na catequese. Representavam-se cenas da Bíblia para ajudar a entender a mensagem. Os vitrais das catedrais e as pinturas no teto tinham esta finalidade.
Uma outra questão é se devemos atribuir algum significado divino à imagem. Isto é claro que não. Somente respeitamos uma imagem de Maria, como respeitamos uma fotografia da própria mãe. Mas não sou ignorante a ponto de pensar que a imagem é Maria, um anjo ou santo, ou mesmo o proprio Filho de Deus.
No Antigo Testamento esta proibição tinha ainda o sentido de preservar a transcendência de Javé. Pelo mesmo motivo os judeus nem se atreviam a pronunciar seu nome. Hoje proclamamos que Jesus é o Senhor. Ele é a imagem viva de Deus vivo. Nós queremos ser imagens de sua imagem. Cada um de nós deve transmitir Jesus no olhar. Precisamos sem imagens na fé, da esperança e do amor.
Deixe-me dizer mais uma coisa. A verdadeira idolatria de hoje passa longe de imagens de barro. Os ídolos são de papel… papel moeda. Senhor pastor, preocupe-se com esta idolatria do dinheiro, que das imagens de nossas igrejas, cuidamos nós!

Pe Joãozinho scj

Nenhum comentário: