sexta-feira, 28 de setembro de 2007

O que pensar das Imagens?

Uma amiga me perguntou de supetão: - “Podemos mesmo ter imagens em nossa igrejas?” Perguntei o por quê da pergunta. Ela disse que uma evangélica teria argumentado que os católicos estão errados pois a Bíblia diz claramente no livro do Deuteronônio, capítulo 4, versículo 16-18 que não dedemos “fabricar uma imagem que represente o que quer que for”. No Êxodo 20,4-5 diz ainda de modo mais forte “não farás para ti escultura nenhuma”. Comecei a questionar. Mas como se no mesmo livro do Exodo 25,18 o próprio Deus manda fabricar dois querubins de ouro para colocar ao lado da Arca da Aliança onde dentro estavam as Tábuas da lei? E no livro de Números 21,9 Moisés obedece a ordem de Deus de fabricar uma serpente de bronze e colocá-la em uma aste para que o povo ao contemplá-la fosse curado. Será que nosso Deus é contraditório. Podemos ou não podemos fabricar imagens? Claro que sim. O que não podemos é confundir a imagem com Deus, ou seja praticar a idolatria.
Hoje vivemos na civilização da imagem. Os próprios evangélicos fabricam milhões de imagens na TV e na Internet. Qualquer site evangélico é repleto de fotografias. Um radical fundamentalista jamais teria uma máquina fotográfica digital. Isto é ridículo.
A imagem no cristianismo surgiu nos tempos em que a maioria dos cristãos eram analfabetos e a imagem ajudava na catequese. Representavam-se cenas da Bíblia para ajudar a entender a mensagem. Os vitrais das catedrais e as pinturas no teto tinham esta finalidade.
Uma outra questão é se devemos atribuir algum significado divino à imagem. Isto é claro que não. Somente respeitamos uma imagem de Maria, como respeitamos uma fotografia da própria mãe. Mas não sou ignorante a ponto de pensar que a imagem é Maria, um anjo ou santo, ou mesmo o proprio Filho de Deus.
No Antigo Testamento esta proibição tinha ainda o sentido de preservar a transcendência de Javé. Pelo mesmo motivo os judeus nem se atreviam a pronunciar seu nome. Hoje proclamamos que Jesus é o Senhor. Ele é a imagem viva de Deus vivo. Nós queremos ser imagens de sua imagem. Cada um de nós deve transmitir Jesus no olhar. Precisamos sem imagens na fé, da esperança e do amor.
Deixe-me dizer mais uma coisa. A verdadeira idolatria de hoje passa longe de imagens de barro. Os ídolos são de papel… papel moeda. Senhor pastor, preocupe-se com esta idolatria do dinheiro, que das imagens de nossas igrejas, cuidamos nós!

Pe Joãozinho scj

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Fãs ou discípulos de Jesus?

A primeira fase do ministério de Jesus, na Galiléia, foi um sucesso. Logo que espulsou aquele demônio, na Sinagoga de Cafarnaum, sua fama se espalhou por toda a região. São lugares muito próximos onde Jesus fez o sermão das bem-aventuranças, multiplicou pão, promoveu uma pesca milagrosa, chamou os apóstolos, fez curas, sinais e prodígios. Ele tinha muita fama e muitos fãs.
Mas sua mensagem e missão não se resumiam em resolver os problemas do “aqui e agora”. Logo ele percebeu que o Reino de Deus não poderia ser instaurado com admiradores. O fã, no fundo, é um fanático! Eles não queriam um Messias divino. Queriam apenas um ídolo humano que resolvesse os problemas econômicos, sociais e políticos daquela região. Jesus tinha uma missão maior que incluia a cruz, o amor, a doação, a salvação do mundo inteiro. Para isso ele não escolheu fãs, escolheu seguidores, discípulos.
Quando suas palavras começaram a falar de cruz ao invés de luz, de pão da vida, ao invés de pão da terra, os fãs foram embora. Ele reuniu seu grupo mais íntimo de amigos, os discípulos, e disse: vocês também querem ir embora? Pedro tomou a palavra e disse: “A quem iríamos nós, se só tu tens palavras de vida eterna?” Acertou em cheio. O verdadeiro discípulo é aquele que vê para além do horizonte: as palavras de vida eterna que Jesus veio trazer. Onde estavam os fãs na hora da cruz? Eles desaparecem depois do show. Querem apenas e tão somente consumir seus ídolos.
Hoje, infelizmente, tem muito fã de padre, de bandas católicas e até de Jesus. São um pouco violentes. Exigem um milagre, um sucesso. São egoístas. Não são discípulos. São agressivos. Preferem um show a uma missa, um autógrafo a uma confissão. Não chegarão ao pé da cruz. Fã pára no caminho, arranha seu ídolo, grita histericamente, transforma religião em espetáculo ou em entretenimento. Fã é violento. Discípulo é sereno. Fã não perdoa, discípulo sim. O fã ouve seu mestre, mas não o escuta. Ele parece hipnotizado por seu ídolo. Fã só pode ser fã se não pensar. Se começar a raciocinar já caminha na direção do discipulado, ou vai embora, frustrado. Se você é fã de um padre, cuidado! Jesus não precisa de fãs, precisa de seguidores!

Pe. Joãozinho, scj

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Nosso senado morreu?

Desde a antiga Roma que os senadores deveriam ser velhos e sábios cidadão que debatem com serenidade e experiência os temas mais relevantes da nação. Hoje (12 setembro 2007) não foi assim. Escondidinhos e amedrontados por um Brasil atento os senadores tiveram coragem de perpetuar por mais aluns meses o marasmo de um debate qe já se torna odioso e tranca a pauta das votações que realmente interessam.
Não é preciso ser muito inteligente para perceber que o decoro parlamenar foi quebrado em mais de um item. Outros processos estão na fila. Tudo dependerá da reação popular. Alguns senadores contam com a memória curta do nosso povo. Mas ultimamente até que o povo e a imprensa estão ficando mais atentos… Vejamos!!!

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Síndrome da dispersão

Encontro muitas pessoas que me perguntam: - “E aí, padre, correndo muito?” no começo eu sentia a obrigação de fazer um relatório completo das mil e uma atividades que roubavam preciosas horas de sono e ocupavam minha escrivaninha com montes e montes de pastas, cheias de papéis a considerar e de agendas que eu deveria cumprir. Aos poucos fui percebendo que a sociedade moderna está doente da “Síndrome da Dispersão”. Sim. Já virou doença. O estresse e a depressão serão apenas sintomas desta causa mais profunda. Há uma ansiedade instalada em nós que exige mil reuniões, demoradas palestras, filas intermináveis. Até o que seria um momento de lazer se torna estressante naquele trânsito parado na descida ou subida da serra, ou na padaria que não dá conta dos clientes de final de semana, ou na corrida por aquele pequeno lugar daquela disputada praia.

Estamos doentes. As Igrejas multiplicam pastorais e movimentos em que necessariamente os cristãos devem estar engajados. Tudo bem. Mas acontece que muitos pertencem a duas, três e até quatro pastorais e simplesmente vivem a semana toda na Igreja, muito mais do que em suas próprias famílias. Padres resolvem ser políticos e médicos resolvem ser gurus, psicólogos quem ser sacerdotes e políticos imaginam ser “deus”. Todos sentem a obrigação de saber quase nada sobre quase tudo. A superficialidade é filha primogênita da dispersão. Fazemos um amontoado de coisas sem qualidade. Somos obrigados a atingir metas de qualidade total… ou seria de quantidade total?! Neste caminho a modernidade enlouquecerá.

Vamos acelerando o carro e quando percebemos já passamos, e muito, da velocidade máxima permitida. Voltar para os 100, 110, ou 120, pode ser frustrante para aquele que está contaminado pela Síndrome da Dispersão. Parar, então, é simplesmente uma tortura. A ausência da adrenalina pode provocar até mesmo doenças físicas. Pasme: estamos viciados em trabalho, perigo e violência. O refrão desta tragédia é sempre o mesmo: não tenho tempo, não tenho tempo, não tenho tempo. Esta é a cantilena que escutam filhos carentes, namoradas com saudade, esposas e maridos, aquela vovó que espera ansiosa a visita de seus filhos que nunca podem aparecer porque estão em algum evento da “igreja”. Sei que estou sendo radical. Mas também sei que apenas uma surra da vida costuma tornar possível a cura da síndrome da dispersão. Existem os que ficam realmente doentes e procuram um médico. O problema é que muitos profissionais da saúde têm a mesma doença e resolvem seu próprio problema receitando irresponsavelmente uma quantidade enorme de medicamentos que irão tapar o sol com a peneira. É o milagre instantâneo provocado por medicações recentes. Mas sabemos que administrar responsavelmente esta medicação exige criar condições para que o paciente mude suas condições de vida. O terapeuta também deverá ser “paciente”.

Refleti muito sobre a raiz mais profunda da Síndrome da Dispersão e percebi que é mesmo aquele desejo humano relatado já nas primeiras páginas da Bíblia e que originou os outros pecados: “Vós sereis Deuses”. Deixe Deus ser Deus. Somos apenas humanos; feitos de terra e um sopro; frágeis. Os sábios não sabem tudo; não fazem tudo; mas saboreiam aquilo que fazem. Sabedoria é saber com sabor. Faça poucas coisas… mas as faça bem.

Santa Terezinha do Menino Jesus, rogai por nós!

Pe. Joãozinho scj

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Crime contra a civilização

Imagine a cena futurista. Ano de 2101. A mãe observa alguns objetos na ala de antiguidades de algum museu brasileiro. O filho pequeno observa, curioso, uma torneira. Sim! Uma destas torneira que todos os dias abrimos de manhã, às 10h, ao meio-dia, 15h, 17h, 20h, e antes de dormir. Esta que esquecemos pingando. Aquela torneira generosa que jamais negou água à nossa geração. O menino não consegue entender a utilidade daquele objeto tão estranho. Pergunta para quê utilizavam aquilo “antigamente”. A mãe não sabe explicar direito, mas ouviu dizer que no “século passado” todas as casas tinham água encanada. O líquido mais precioso jorrava da terra e corria nos rios. A mãe explica que já faz alguns anos que a crise da água e o aquecimento da terra provocaram a morte de muitas civilizações. O menino fica sem entender e pergunta: - Mãe, nas pirâmides existiam torneiras?

Será que vamos esperam que esta cena se torne realidade, sem fazer absolutamente nada? Quantos bispos terão que fazer greve de fome para tomarmos consciência que os ataques contra a natureza, na verdade são crimes contra a civilização. Muitos tiranos foram condenados à morte por este motivo: crime humanitário. Este é o veredito que foi dado para a pena de morte de Saddam Husseim. E quem mata a terra por meio do aumento da emissão de gás carbônico na atmosfera… quem se nega a assinar protocolos ecológicos com o argumento de que o desenvolvimento não deixa??? Não é um crime contra a humanidade?

Os cientistas começam a fazer os cálculos fúnebres de quantos anos ainda temos de vida sobre nosso pequeno planeta azul. Alguns dizem que em cinco anos a pedra do fim estará rolando morro abaixo. Outros, mais pessimistas, afirmam que já estamos próximos do fim e que não existe mais remédio. Comemos a obra da Criação e não deixamos nada para os que vêm depois.
Não gosto de profecias de mau agouro. Normalmente são exageradas. Mas agora podemos sentir na pele. Não é apenas sensacionalismo de domingo a noite em algum programa de TV. Jamais a história viu um janeiro tão quente. E será cada vez mais. As calotas polares já começaram a derreter. O povo acostumado ao litoral começa a perceber o avanço das águas. Dizem que só quando a água chega na cintura é que aprendemos a nadar. Em pouco anos a água doce que faltará em nossas torneiras inundará nossas cidades ribeirinhas. Será que vamos esperar este momento para dizer: Ah, se tivéssemos ouvido os profetas. Agora não tem mais jeito.

Precisamos mudar o nosso paradigma de consumidores inveterados. Nossa civilização do consumo está esclerosada. Precisamos admitir que o “iluminado” projeto da modernidade não deu certo e está esclerosado. É preciso iniciar um novo tempo em que a simplicidade de vida e a generosidade com a terra, a água e o ar sejam ensinados na escola. Ecologia é uma exigência da santidade no terceiro milênio. Ou logo todos faremos parte de um novo MST, mas desta vez ricos e pobres estarão no mesmo acampamento, pois todos seremos igualmente vítimas do flagelo. Todos seremos “sem Terra”. São Francisco de Assis. Rogai por nós.

Pe. Joãozinho, scj - blog.cancaonova.com/padrejoaozinho